31/05/2022 às 17:23 Retratos

Você sabe oque é um retrato?

167
3min de leitura

Hoje estamos vivendo a era da imagem, cada vez mais redes sociais baseadas em fotos e vídeos são lançadas pelo mundo e seu uso é cada vez mais responsável por conectar profissionais, serviços e produtos com o público.

Celulares estão com câmeras cada vez melhores e os filtros cada vez mais usados. Mas será que isso basta para ter um bom retrato, principalmente um retrato que vende, e se você tem um retrato, está usando a seu favor ou rebaixando seu valor?

Afinal, VOCÊ SABE O QUE É UM RETRATO?

Muitas vezes quando falo do meu trabalho as pessoas vêm com a dúvida, totalmente válida. Qual é a diferença entre foto e retrato?

E eu como fotógrafo e retratista te respondo, e isso é muito simples. Simples, não fácil:

De forma bem direta, uma foto se baseia em um momento, ou em vários pequenos momentos para contar uma história, por exemplo fotografia de casamento, fotografia de aniversários, fotografia de casais e outros tantos tipos de fotos e ensaios que contam uma história através da fragmentação do tempo em fotos de momentos daquele dia. O momento do beijo da noiva, o momento do nascimento na fotografia de parto, o momento da troca de olhares entre o casal... são fragmentos que podem compor um álbum posteriormente para contar toda a história do evento. Acho que já deu para entender, não é?

Agora me diz aí Fábio, o que é então um retrato e qual a importância dele? Principalmente, qual sua importância para um profissional liberal, um empresário ou para qualquer pessoa que queira.

Eu te conto. O retrato é um "campo serrado de forças". Não entendi absolutamente nada Fábio, me explica isso melhor.

Em um retrato, geralmente fazemos um quadro fechado e focado na pessoa, nas expressões do rosto, na posição das mãos e do corpo, tecnicamente para dizem que para um retrato a pessoa tem que saber que está sendo fotografada e essa é uma regra, não concordo 100% com isso, mas já é uma outra história. Para você entender o porque disso é fácil. Na época em que as pessoas eram retratadas através de pinturas, obviamente não tinha como não saber que estava sendo retratada, assim como nas primeiras fotografias.

Disto isto, o fotógrafo retratista (vou me ater a isso, pois é minha área) usa de cores, ausência de cores, símbolos, signos, tipos luzes, direções e intensidades de luz e sombras para contar uma história com aquele retrato. Com a escolha de cada elemento ele pode passar a imagem/mensagem que o retratado pretende, passar a imagem que ele mesmo pretende passar ou até passar a imagem solicitada pela linha editorial do veículo de comunicação que solicitou o trabalho.

Pode ser criada uma atmosfera leve ao olhar o retrato da pessoa com uma luz mais suave e cores mais abertas, um simples levantar de queixo já muda o contexto da mensagem que o retrato passa, a direção do olhar, sorriso, tudo isso é uma parte significativa do todo.

Na maioria das vezes são impressões que você tem inconscientemente, tudo isso está presente no seu imaginário e quando vê um retrato você tem um sentimento específico sem, na maioria das vezes, saber explicar.

Retratar (revelar, mostrar, descrever com perfeição, caracterizar alguém. Retrato vem do italiano ritratto, “fazer a efígie de uma pessoa”, do latim retractus, particípio passado de retrahere, de re-, “para trás”, mais trahere, “tirar, puxar”, algo como “tirar fora” uma imagem.

Portanto posso dizer também que o Retrato é o "passado" de cada um. Que história é essa de campo cerrado de forças e passado de cada um?

Através dos símbolos, da semiótica e tudo o que pode ser envolvido em um retrato conseguimos transmitir algo bom ou mal e isso é um campo serrado de forças, através dele também contamos a história de vida até ali, seus anseios e muito mais.

Isso é só um pequeno fragmento do que compõe um retrato, logo logo vou contar mais.

Me diz aí o que você achou desse post, tem alguma dúvida ainda? Espero que sim, porque isso não é tudo.

31 Mai 2022

Você sabe oque é um retrato?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fabio parra fotografo imagem pessoal profissional profissional liberal reposicionamento de imagem retratista retrato retratocorporativo

Quem viu também curtiu

01 de Set de 2022

CREDIBILIDADE E CONFIANÇA EM UMA SÓ IMAGEM

Logo do Whatsapp